Tradutor

Como cuidar de um coelho? Veja estas dicas

Se você está pensando em adotar um coelhinho como animal de estimação, vale a pena dar atenção a alguns cuidados. Aprenda a cuidar de seu coelhinho!


Nomes para coelhos? Clique aqui

Os coelhos para adoção podem ser encontrados, em casas de ração, pet shops, criação, mercadões, etc. Ao escolher um coelho observe se ele é bem ativo e saudável. Os coelhos são animais silvestres, portanto não são como gatos ou cachorros. Eles não gostam de ficar no colo por muito tempo, gostam de correr e ser livres. Na natureza eles são presas e não predadores, o que faz deles um alvo para cães e gatos. Por isso, não deixe o seu coelho perto de cachorros ou gatos, eles não sabem se defender.

Alimentação do coelho

  •  Ração: A ração é a base de sua alimentação no ambiente doméstico. Deve ser colocada em boa quantidade, mas não de forma exageradas, para durar vários dias, pois ela pode molhar e começar a fermentar, e isso não é bom para o coelho.
  • Vegetais: Os coelhos adoram cenoura. Você pode oferecer também brócolis, chicória, almeirão, couve, alface, hortelã e salsinha. Normalmente as folhas podem ser dadas uma vez por semana.
  • Frutas: Você pode também dar fatias de maçã (menos a semente porque é tóxica) e fatias de banana.  
  • (ATENÇÃO) Evite açúcar, espinafre, couve-flor, batata e outros alimentos que pertencem a nossa dieta, não deixe ele roer plantas e flores de vaso, pois algumas plantas tem toxinas e irão fazer mal ao coelho.

A água deve ser colocada em boa quantidade, e deve estar disponível todo o tempo. Existem locais apropriados para água e comida, mas se estes forem colocados dentro da gaiola, é bom que seja um recipiente de barro e pesado, para evitar que os coelhos derrubem ou roam.
 Se você tiver que trocar a marca da ração que está sendo utilizada, não faça isso de repente, vá misturando as rações aos poucos antes de troca-la totalmente.

Os hábitos e costumes do coelho:

Em casa, os coelhos são normalmente mantidos em gaiolas,  mas é bom deixar algum tipo de forração dentro dela, como um pano ou papelão já que os coelhos podem machucar as patinhas por pisar na grade. Também podem desenvolver micoses nas patas se ficarem em contato com sua urina. Normalmente o coelho acostuma a fazer xixi em outro lugar da casa, deve-se limpar com vinagre branco diluído em água, para não ficar com cheiro, evitando que ele volte a reconhecer o mesmo lugar e repetir a ação.
Seu coelho vai gostar de passar algum tempo solto, brincando e pulando e você vai ter diversão certa se ficar olhando ele se divertindo. Mas tome muito cuidado e fique de olho para onde o coelho ande e não deixe ele perto de cães ou gatos.

Cuidados com o coelho:

 Não se esqueça, o coelho é um roedor e com certeza adora roer, de atenção para: carpete e tapetes; fios elétricos, de telefone e antena; batentes de porta e armários, pés de cadeira e mesa, além de sapatos e outros artigos de couro.
 Normalmente eles não mordem, apenas se ficarem assustados. Podem arranhar se estiverem no colo e quiserem sair, mas nunca atacam e nem são agressivos.
NUNCA pegue seu coelho pela orelhas pois pode machuca-los.Escove o pelo de seu coelho semanalmente com uma escova firme e macia.
 As unhas devem ser cortadas a cada 6 semanas, por você ou pelo veterinário. Corte na parte branca (a parte vermelha é mais interna contém sangue) com alicate tipo TRIM.
 Não  de banho no seu coelho, pois as orelhas não podem molhar e caso precise limpá-lo, use água morna com vinagre branco bem diluído e passe com um paninho bem macio.

Brinquedos para o seu coelho:

 Eles gostam de morder papelão, papel, madeira, objetos de borracha mais rígida (para que ele não mastigue e engula...), chocalhos, etc.

Saúde do seu coelho:

 A urina dele pode variar de cor amarelo até vermelho. Se o coelho estiver comendo bem, não se alarme. O principal sinal de doença é a falta de apetite. Eles podem ter alguns parasitas intestinais. Tome cuidados com a diarreia ou presença de muco nas fezes, normalmente bem secas. Se houver algo de errado com o coelho, leve-o ao seu veterinário de confiança. Antes de dar algum remédio pro seu coelho consulte o seu veterinário primeiro. Se ele for solto no jardim, cuidado com o uso de inseticida e fertilizantes. A expectativa de vida do coelho é de 5 a 12 anos e a sua maturidade sexual é aos 3 a 4 meses. Em caso de dúvida, leve seu coelho ao veterinário, ele saberá o que fazer por ele.

Disciplinando o seu coelho

  Se seu coelho fizer algo de errado não bata nele, ele não entenderá, e isso só o fará sofrer e ficar com medo. Bata palmas alto e diga firmemente ''NÃO''. Ele não gosta de sons altos.

Reprodução dos coelhos

Como saber o sexo dos coelhos? Para saber o sexo dos coelhos tem que pegar o bichinho no colo coloca-lo de barriga para cima, apertar levemente a região genital do animal, e verificar se aparecer o pênis é macho, se não sair nada é fêmea. Todos tem 2 bolinhas que podem confundir-se com testículos, mas são 2 glândulas que tanto o macho como a fêmea tem.

Acasalamento dos coelhos: A maturidade sexual dos coelhos é normalmente 3 meses para as fêmeas e 4 meses para os machos, mas pode variar um pouco. O ideal é levar o macho para a gaiola da fêmea, senão ela pode se distrair estranhando o local e não vai permitir que o macho cubra ela.O acasalamento é rápido, o macho cobre a fêmea e ela já pode estar prenha.  Logo depois de fecundada, a fêmea não aceita mais o macho e se ele insistir será atacado por ela e pode até ter briga. As vezes é necessário separar o macho. 

A gestação da coelha

A gestação das coelhas é de 28 a 30 dias, podendo se estender por até 32 dias, se ela não parir ao 33º dia, leve-a ao veterinário para  averiguar a situação. A gestação prolongada faz o filhote crescer muito dificultando o parto, ele pode nascer morto e ainda há risco da mãe coelha morrer por complicação no parto.
 Um fator que impede a coelha de entrar em trabalho de parto é o calor intenso. O ideal é uma temperatura ambiente até os 28 graus para as coelhas.

Amamentação dos filhotes

A coelha não costuma ficar no ninho, só para amamentar. Pode ser que algumas coelhas fiquem o tempo todo junto do ninho, mas outras costumam ficar fora do ninho (não se assuste é normal). A amamentação em geral é 1 (UMA) vez ao dia costumeiramente à noite quando tudo está calmo, silencioso e sem ninguém por perto da gaiola. Tem alguns casos fora do comum, como coelhas dando de mamar a toda hora, mas não é o hábito dos coelhos. A amamentação dura apenas alguns minutos, mas é o suficiente para os filhotes. A coelha não deita de lado para amamentar os filhotes, elas ficam em pé e os filhotes se rastrejam por baixo dela de costas para se alimentar. Às vezes enquanto a coelha amamenta pode ser que ela fique lambendo os filhotes para limpá-los. A coelha tem 6 mamas que dão bastante leite e 2 que dão pouco leite, por isso se no ninho tiver mais de 6 filhotes sempre vai ter um ou outro que ficou com fome. Isso faz com que alguns filhotes saiam do ninho em busca de sua mãe, eles se orientam pelo calor do corpo da mãe coelha e se enfiam em baixo dela para mamar, mas assim que a coelha percebe , sai correndo, pois só vai dar leite aos filhotes no horário programado pelo instinto; mas no horário programado ela volta ao ninho e amamenta os filhotes normalmente.

O ninho da coelha na natureza

Quando a coelha vive solta na natureza ou num quintal de terra, ela cava o ninho ao ficar de cria e fecha a entrada. Uma semana antes do parto mais o menos, ela abre, forra o ninho e fecha de novo. No dia do parto, ela o abre, coloca mais forro, arranca os pelos do peito, e completa a preparação do ninho. Da a cria dentro do ninho e o fecha de novo, como instinto para evitar predadores. Após o parto ela não vai ficar dentro do ninho, vai dormir em algum lugar perto ou junto da entrada do ninho. Na hora de amamentar ela abre o ninho amamenta os filhotes e depois fecha o ninho de novo. Aos 10 dias de idade os filhotes abrem os olhos e talvez possam ser vistos na hora da mãe abrir a toca para os alimentar, mas normalmente a coelha amamenta de noite quando está todo calmo e  não dá para ver os filhotes.

 Cuide bem do seu coelho, tenho certeza que ele pode proporcionar muita alegria e diversão.

(EVIE SUAS SUGESTÕES NOS COMENTÁRIOS. SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PRA NÓS. 😃)👈👈👈

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário