Tradutor

como cuidar de uma calopsita?

 Se você gosta de aves como animais de estimação, uma calopsita pode ser uma boa opção pra você. As calopsitas são animais bem dóceis e alegres, gostam de brincar e, no caso dos machos, cantam muito bem. Com treino e dedicação, as calopsitas podem assobiar músicas e até fazer alguns truques. Você pode também tornar a sua calopsita mansa e pega-la nas mãos.


                    Onde encontrar uma calopsita? 
As calopsitas são nativas das florestas australianas mas, para domesticação você pode encontra-las em uma casa de ração, mercadões, criadouros e até mesmo em alguns pet-shops. 

Conhecendo sua calopsita.

Existem as calopsitas "originais", que são encontradas na natureza na cor cinza e as que sofreram mutações variando de branco para amarelo. Os machos da espécie sem mutação, tem a cabeça bem amarelada, as bochechas vermelhas e cantam bastante. As fêmeas tem a cabeça levemente amarelada com o cinza predominante tem a cauda com cores amarelas cinza e branca e não costuma cantar. Nas calopsitas que sofreram mutação, é um pouco difícil saber o sexo, pois tanto os machos como as fêmeas podem ser idênticos na coloração. Nesse caso é aconselhável buscar ajudar pra se reconhecer o sexo da calopsita como por exemplo o exame de sexagem.

Moradia para sua calopsita. 

Visto que as calopsitas medem em média 30 centímetros é preciso uma gaiola grande o suficiente pra sua calopsita poder abrir as asas tranquilamente e não bater constantemente o rabo nas laterais. Coloque a gaiola em algum cômodo que receba sol pela manhã e seja fresco no final da tarde. Tenha cuidado pra não colocar a gaiola diretamente sob a luz solar.

Alimentação 

Ração para calopsitas
As calopsitas não são muito exigentes com respeito a alimentação. Você pode alimenta-las com ração específica para calopsitas (mistura de sementes), alguns legumes, frutas ou vegetais. Mas existem alguns alimentos que não deve ser dado a sua calopsita como: abacate, alface, maçãs com semente, tomate e alimentos de dieta humana, como gelados, carne ou iogurtes. Esses alimentos podem fazer mal. Tome cuidado com comedouros e bebedouros de plastico, elas podem roer então é recomendado que não sejam de plastico.

Cortando as asas e amansando uma calopsita

Por serem aves doceis muitos criadores de calopsitas optam por tira-las da gaiola e deixa-las um tem soltas. Mas é necessário que se corte as asas para a calopsita não fugir. É importante ressaltar que esse processo deve ser feito cuidadosamente para não machucar a calopsita e se caso for, poderá ser feito por uma pessoa experiente.  Temos 2 exemplos de corte. No exemplo 1 as duas primeiras penas são preservadas por questões de estética e as 8 seguidas são cortadas. Já no exemplo 2 são cortadas entre 9 e 10 penas incluindo as primeiras. 
Exemplo 1
Exemplo 2

Reprodução das calopsitas

Casal de calopsitas
Na natureza as calopsitas se reproduzem em épocas das chuvosas, quando os alimentos são mais abundantes. As calopsitas costumam a fazer seu ninho em buracos já existentes no tronco das árvores. Em cativeiro, a reprodução ocorre o ano todo  mas é aconselhável tirar apenas duas ou três ninhadas por ano. É importante ressaltar que as calopsitas atingem a maturidade sexual por volta dos 12 meses de idade, portanto, não é aconselhável reproduzir calopsitas antes dessa idade.

A maior dificuldade na reprodução de calopsitas é a formação do casal até porque são aves monogâmicas, ou seja, quando formam o casal dificilmente irão trocar, a não ser que sejam separados e um não escute o outro. Depois que atingirem a maturidade sexual coloque o casal juntos mas ainda não coloque o ninho porque o macho costuma se apoderar do ninho e se o casal ainda não tiver se formado o eles podem brigar bastante e até se machucar. Deixe o casal interagir juntos por algumas semanas. Se nesse período houver brigas separe as calopsitas mas deixem em gaiolas próximas para irem se conhecendo e depois de um tempo coloque-as juntas novamente


Ninho de calopsitas
Quando conseguir formar um casal coloque o ninho. Os ninhos para Calopsita devem ser grandes e espaçosos, medindo no mínimo 35cm X 20cm X 20cm. Depois de colocado o ninho o macho entra primeiro e "ajeita a casa", é normal nesse tempo ele não deixar a fêmea entrar porque o macho esta se certificando de que o ninho é seguro. Depois de ter certeza que o ninho é seguro, o macho chama a fêmea para o ninho e os dois se acasalam.

Algumas calopsitas fêmeas podem chegar a botar de 4 a 9 ovos. nesse período tanto o macho como a fêmea chocam os ovos e depois que os filhotes nascem, os dois cuidam e alimentam os filhotes, então não é preciso se preocupar com os filhotes pois os pais já fazem todo o trabalho.


OBS: Durante a época da reprodução as calopsitas ficam bravas e estressadas, por isso nessa época  não pegue e nem mexa com  suas calopsitas. É importante que o comedouro e bebedouro estejam sempre cheios.



🔔 (ENVIE SUAS SUGESTÕES NOS COMENTÁRIOS. SUA OPINIÃO É MUITO IMPORTANTE PRA NÓS. 😃)👈👈👈

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Deixe seu comentário